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sábado, 9 de janeiro de 2010

Templo de Dagon



Este artigo foi publicado pela primeira vez em 2005 a edição de Inverno da Bíblia e Spade.
O tableau bíblica da morte de Sansão na casa do filisteu deus Dagom em Gaza é familiar ao estudioso e ao leitor casual da Bíblia também. Os componentes da cena são a multidão aplaudindo filisteu na captação de Sansão, os senhores orgulhoso filisteu que vieram para testemunhar a morte de seu inimigo, e um cego e agredidas em pé Samson entre os principais pilares do templo. Em meio a este cenário caótico Sansão faz uma prece a YHWH de ser lembrado e reforçado, para vingar-se sobre os seus inimigos. Sabendo muito bem que esta última posição contra os filisteus lhe custará a sua vida, Sansão desaloja os pilares, assim, o colapso do templo a todos os que estavam nela (Jz 16:23-30).
O Estado da Questão
A historicidade desse relato heróico tem sido muito debatida entre os estudiosos.De fato, muitos estudiosos parecem hesitantes em comentário sobre a historicidade das narrativas de Sansão em tudo. A partir do debate acadêmico sobre a destruição do templo de Gaza dois pontos de vista diametralmente opostas surgiram. John L. McKenzie tipifica a primeira vista. Sempre um detrator de Sansão, McKenzie argumenta que:
a qualidade histórica de contos heróicos é sempre baixa. Isso é fácil de ver em Sansão. Um palácio ou templo, que poderia apoiar vários milhares de pessoas em seu telhado suportado por dois pilares centrais separados por um braço de nunca existiu ... O mundo em que vive Sansão é real, mesmo se seus feitos de força não são (1979: 229-30) .
Em outras palavras, McKenzie vê as histórias de um imenso poder de Sansão como altamente exagerado contos populares. Estes contos foram divulgados durante a época da dominação filistéia de Israel durante o período de liquidação de Israel. As histórias da força de Sansão eram para ter sido uma fonte de esperança religiosa de Israel e para reforçar o seu espírito declínio nacional.
Por outro lado, o Dr. Bryant G. Wood defende uma teoria contrária. Ele ressalta que, durante uma escavação de 1972, o templo filisteu primeiro a ser encontrado foi trazida à luz em Tell Qasile, no lado norte de Tell Aviv. Este templo é composto por uma antecâmara e salão principal. Segundo Wood, "este corredor, com as medidas dentro de 18 1 / 2 metros por 23 1 / 2 pés, é uma sala cujo telhado era originalmente suportado por dois pilares de madeira, em volta, bem-feito bases de pedra, colocados ao longo de um centro eixo "(1974: 51).
Sansão no templo filisteu."Então Sansão chegou para os dois pilares centrais em que o templo estava. Preparando-se contra eles, a mão direita e um na mão esquerda, por outro, Sansão disse, 'Deixe-me morrer com os filisteus! "Então ele empurrou com toda sua força, e veio para baixo do templo sobre os dirigentes e todas as pessoas nela.Assim, ele matou muito mais do que quando ele morreu enquanto ele viveu "(Jz 16:29-30). "Peerless Edition" da Bíblia Sagrada (Erie PA: Lovell Manufatura, 188)
Embora o templo de Dagom em Gaza ainda tem de ser escavada por uma cidade moderna se senta em cima dela, Wood sugere que o templo de Gaza "deve ter sido muito semelhante ao que em Tell Qasile." O texto bíblico descreve o templo como tendo Gaza dois pilares que sustentam o telhado (Jz 16:24). Ele conclui: "o escritor sabia que sua Bíblia fatos. Ele sabia que os templos dos filisteus foram apoiados por dois pilares e que este era como o templo de Sansão puxou para baixo. O relatório é o de uma testemunha ocular, mais uma vez demonstrando que realmente a Bíblia é o livro do mundo história mais preciso "(1974: 54).
Globalmente, o debate sobre a historicidade de Sansão no templo de Gaza abrange um amplo espectro de posições. Estudiosos proeminentes são de ambos os lados da questão da historicidade. Portanto, neste estudo, vamos olhar para a evidência lingüística no texto hebraico para tentar determinar qual lado do debate, a narrativa valida. Em outras palavras, estamos a tentar determinar se a história de Sansão entre os pilares de Dagon é apenas um reflexo exagerado de um evento histórico escrito para satisfazer as agendas dos contadores de histórias e autores posteriores bíblico, ou se esse texto pode ser visto como um real relato histórico da última posição de Sansão contra os filisteus.

Artista reconstrução do templo em Tell Qasile: 10 ruas, 1, 9-pátios; 8 soleira de pedra-(cf. 1 Sm 5:4-5), 2 sala de entrada -; 3-hall principal; 4 pilares de madeira de descanso sobre uma base de pedra; 7-levantadas gessada plataforma com degraus, onde um número de navios de culto foram encontrados; 6 sala de armazenamento de recipientes descartados de culto; 5-pequeno santuário auxiliar. Great Events of Bible Times, ed. James Harpur (Londres: Marshall Editions, 1987), p. 69.
A evidência lingüística
O texto hebraico é muito claro em sua descrição das ações de Sansão. O texto diz que Sansão agarrou as duas colunas do meio, que apoiou a casa do templo, 'Ehad Kimino e w' biśmō'lô Ehad (um com a mão direita e um com a sua esquerda). As bases de pilar em Tell Qasile são cerca de 2 m (7) à parte, bem ao alcance de um homem alto. Portanto, a primeira parte da descrição da morte de Sansão é coerente com o templo escavado.
O texto, em seguida, lê-se que Sansão Bent "fortemente" em seu esforço para desalojar os pilares. O termo hebraico Natah (curva), enquanto uma palavra comum, contém conotações de flexão sob uma força ou esforço. Issacar curvas do ombro à carga (Gn 49:15). Um wadi, leito, diz-se dobrar ou declive (Nm 21:15).
A palavra usada em conjunto com o termo "curva" é b e koha, literalmente "em força". Assumiu a raiz do termo é khh, que significa "a capacidade de agir." O termo é uma expressão de potência e se refere à capacidade do indivíduo de produzir. Além disso, a intenção é usual para designar a força física (Oswalt, 1980: 436-37).




Diga templo Qasile durante a escavação, a sudoeste de exibição. No centro é a pedra base para o pilar central do templo. Além do que é uma plataforma que oferece gessada, onde o segundo pilar foi localizado. Etapas do lado esquerdo da plataforma foi construído sobre a base de pedra do segundo pilar e ao redor do pilar de madeira que repousava sobre ele. A impressão negativa do local onde o pilar de madeira ficava pode ser visto nas etapas. Amihai Mazar / A Universidade Hebraica de Jerusalém.
Vale ressaltar que o termo ocorre khh oito vezes no livro de Juízes, com sete das ocorrências no capítulo 16 (VSS 5, 6, 9, 15, 17, 19, 30). Embora este termo denota a capacidade de fazer algo, muitas vezes, a ênfase é sobre a falta de força ou a insuficiência da força humana em relação a Deus. "Deve-se observar que os primeiros cinco ocorrências no capítulo 16 tratam Delilah procurando o segredo da força de Sansão, a fim de tornar Samson impotente, eo sexto ocorre com a perda de sua força depois que ela cortou o cabelo. A ocorrência final, entre os pilares, vem imediatamente após a petição de Sansão ao Senhor por poder. Nisto Sansão não contar apenas com sua força natural, mas o que vem de Deus. Esse uso do termo parece paralelo que se encontra no Saltério. No Saltério o termo ocorre no "indivíduo isolado lamenta com referência a dissipada pode humanos que ocasiões, a piedosa para rezar a ajuda de Deus" (PSS 22:16, 31:11, 38:11, 71:9 e 102:24) (Van der Woude 1997: 610-11).
A combinação destes dois termos denota um poderoso movimento por parte de Sansão. Essa onda de poder seria coerente com o esforço necessário para desalojar os pilares de suas bases, como eles foram mantidos no lugar pelo peso do templo. Uma vez que os pilares estavam no movimento Sansão teria que continuar a arrastar-los fora de suas bases.
Em seguida, lemos que o templo caiu sobre os príncipes e curiosos. O termo hebraico nāpal (queda), ocorre no texto. Tem sido argumentado que "além da ação física ou ocorrência comum [da queda], uma circunstância violenta ou acidental é geralmente indicado ... dano, morte ou destruição são frequentemente designados" (Fisher, 1980: 587). É evidente que esse ato não foi um acidente, mas uma onda violenta do poder, como mencionado anteriormente. Possivelmente uma melhor prestação do termo seria "Fall in / colapso." Se Sansão arrastou os pilares fora de suas bases, o teto cairia sobre os príncipes dos filisteus. Uma vez que o salão principal do templo desmoronou, o resto da estrutura, sendo extremamente instável do peso das pessoas e de ter perdido seu principal suporte, entraria em colapso também. Portanto, a narrativa é perfeitamente coerente com os achados em Tell Qasile.
Quantas pessoas?
Deve-se observar que as notas de texto que Sansão matou mais pessoas na sua morte que ele fez durante sua vida (Jz 16:30). O texto afirma que o templo estava cheio de homens e mulheres, os príncipes estavam presentes e cerca de 3.000 pessoas olhavam a partir do telhado (Jz 16:27). A validade do presente descrição tem sido contestada por muitos estudiosos, principalmente McKenzie. É certo que o templo em Tell Qasile não justificar este tipo de número como o edifício mede apenas 26 m (8) de largura e 47 m (14,5) de comprimento.
Isto parece indicar que a compreensão do número de pessoas presentes deve ser redefinido. Elep O termo hebraico 'representa o numeral 1.000. No entanto, existem vários significados especializados em anexo a este termo. Um significado é que o termo representa o "maior divisão de base da liderança no controlo político ou liderança militar." Além disso, "por vezes é alegado que uma vez que« Elep, uma empresa de mil homens que poderia significar qualquer unidade militar, mesmo de reduzida força "(Scott, 1980: 48). Portanto, parece que o texto está se referindo a três contingências distintas que estavam presentes, além dos seguidores do Dagon que enchiam o templo.
É difícil determinar de onde vieram essas contingências. No entanto, juízes 1:18-19 pode conter uma pista. Enquanto os filisteus, eventualmente, estabelecer um Pentapolis em Canaã, apenas as cidades filisteu de Gaza, Ashkelon, e Ecrom são anotados. De acordo com as narrativas de Sansão, estas cidades são as áreas exatas de trocas de Sansão contra os filisteus. Isto pode sugerir que as tradições tribais dos Juízes 1:18 e as narrativas Samson originou antes as cidades de Gate e Asdode foram incorporados ao Pentapolis. Consequentemente, os senhores de Gaza, Ashkelon, e Ecrom será de todos os príncipes dos filisteus, para que o texto se refere (Jz 16:27). 1 Este acordo entre juízes 1 e as narrativas Samson indica a antiguidade das tradições Samson . Além disso, o fato de que três, e não cinco, os grupos são anotados sugere que o ciclo de morte de Sansão originadas quer de um olho real de testemunhar a eventos ou um tempo em estreita proximidade com os eventos, antes dos cinco nomes contidos na Pentapolis filisteu tornou-se formular.

Bases de pilar do templo filisteu como aparecem hoje. O sítio de escavação do Tell Qasile onde o templo filisteu foi descoberto agora é parte do Museu Eretz Israel em Tel Aviv. Quando os arqueólogos continuou abaixo do nível de escavação do templo, que deixou as duas bases de pilar em vigor para a posteridade. O pilar perto da base foi coberta por passos que levaram a uma plataforma na parte de trás do salão principal e não era visível no templo original. A base do pilar medida foi localizado no centro do salão principal do templo.

Conclusões
Há três principais conclusões que podem ser extraídas deste revisitando a questão do templo. Em primeiro lugar, é evidente que a evidência linguística apoia o lado do debate, que vê a cena como templo histórico, como tipificado pelo Dr. Bryant Wood. Estudiosos como JL McKenzie, que rejeitam qualquer componente histórica na narrativa de Sansão, tendem a seguir a linha de pensamento que presume que as narrativas Samson originou-se como um conto popular profano.Além disso, os elementos religiosos nas narrativas são vistos como complementos ou inserções que foram colocados na conta de modo a tornar mais aceitável para Sansão javismo. Descobertas arqueológicas, tais como aqueles em Tell Qasile, estão começando a chamar esses pressupostos varredura em questão.
Em segundo lugar, parece muito provável que a história da destruição do templo de Gaza foi originada por uma testemunha ocular, real ou um narrador que viviam em estreita proximidade com os acontecimentos. Os termos hebraico que constituem as principais acções (Samson BENT poderosa e caiu templo ...) todos contêm conotações de poder violento. Além disso, as ações que são descritos são totalmente consistentes com os achados em Tell Qasile. Segundo os resultados escavados, os pilares de madeira foram mantidos no lugar pelo peso do templo.Para desalojar e definir os pilares no movimento exigiria uma onda imensa de poder. O termo que denota o desmoronamento do templo complementa esta descrição de como ele é usado em referência ao resultado de um ato violento que provoca danos, destruição e morte. Portanto, estes devem ser vistos como termos complementares que são validados pelos achados arqueológicos em Tell Qasile.
Em terceiro lugar, a combinação dos achados em Tell Qasile e da formulação específica do texto descrevendo último ato de Sansão valida a historicidade da tradição do templo, se não todo o conjunto de narrativas de Sansão. A destruição do templo em Tell Qasile foi datado do século X aC cedo. Tais um namoro é coerente com a ascensão e queda do poder dos filisteus, que tiveram um período de ascendência antes da monarquia e foi derrotado por David no final do século 11 aC. Após esta derrota os filisteus já não eram uma força poderosa na região.Só quem viveu no tempo dos juízes ou a monarquia cedo poderia ter-se familiarizado com a estrutura dos templos filisteu. Definir o período de poder filisteu como a era da liquidação à monarquia precoce (ca. 1200-1000 aC) também ajuda a definir o período de tempo em que Sansão viveu. Porque essa conta templo parece ter sido gerado por uma testemunha ocular do evento, Sansão não poderia ter sido a criação de contadores de histórias ou mais autores bíblicos. 2Por isso, sugere que a avaliação McKenzie estava em erro. O mundo em que Sansão viveu foi real e assim era a sua força.

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